A deputada Cibele Moura (PSDB) iniciou uma agenda com o objetivo de fiscalizar as escolas que fazem parte da rede Estadual de ensino. O foco é verificar in loco a qualidade da educação no governo Renan Filho (MDB). Como ponto de partida, a parlamentar visitou as unidades da Região Norte. As incursões são parte do projeto “Rota da Educação”.
Logo em Matriz do Camaragibe, a parlamentar encontrou estudantes sem merenda por dois dias seguidos e a dispensa da unidade vazia.
Segundo Cibele Moura, o problema foi encontrado na Escola Estadual Saturnino de Souza, onde teria enfrentando resistência para conhecer a unidade. Em sua rede social, ela informou que o diretor José Cristiano de Oliveira Ferreira tentou impedi-la de fazer fotos.
“Já encontrei muita coisa errada e também muita coisa boa. Infelizmente, tive um problema, e quando estava dentro da escola, quando falava com os alunos, e estava fazendo o nosso papel, quando saí de uma sala de aula, me deparo com o diretor, e quando fui me apresentar, ele perguntou que ‘baderna’ era aquela que estava ocorrendo. E ele disse que eu não poderia e teria que avisá-lo”, disse Cibele.
A Secretaria de Educação é comandada por Luciano Barbosa desde a primeria gestão de Renan Filho . A parlamentar disse que perguntou qual seria o sentido de avisar que iria fiscalizar a unidade. Cibele falou que, ao invés de entrar no clima de tensão que foi criado, preferiu dar sequência à visita, até que constatou a falta de merenda na cozinha.
“Ele me chamou de arrogante, porque continuaria fazendo o que fui eleita para fazer. Infelizmente, quando cheguei na merenda, descobri que os alunos estavam há dois dias sem merenda e que a entrega dela na unidade já tinha uma semana de atraso”, revelou Cibele.
A parlamentar também soube apontar situação contrária, como a da Escola Estadual Professora Maria Antônia de Oliveira, onde não só a dispensa estava cheia com os caldeirões. O fato foi registrado e mereceu até foto com as merendeiras responsáveis.
“Quero destacar que tenho sido muito bem recebida e esse fato foi uma exceção. Agradeço aos diretores que já me receberam e aos demais funcionários. Estou à disposição de todos e todas. Além disso, quero dizer que vou fazer um relatório para entregar ao secretário de Educação”, completou Cibele.
Ela disse, ainda, que as visitas não têm relação com questões que envolvam a “política local”, já que ano que vem tem eleição municipal. Cibele enfatizou que irá a todas as escolas, independentemente de quem seja o diretor e a qual grupo político pertença. “Isso não me interessa de forma alguma. Não quero saber em que votam ou deixaram de votar. O objetivo é fazer o que me propus quando fui eleita e ajudar a educação”, concluiu a parlamentar.
Fonte: Gazeta