Os prefeitos que viviam se lamentando em rádios e em redes sociais por falta de recursos nos municípios tiveram uma grande surpresa ao receberem 22,05% de aumento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) neste fim de ano. Com este incremento, os salários e décimo terceiro estão garantidos aos funcionários públicos municipais, desde os contratados aos efetivos.
A falta de dinheiro nos últimos meses, fizeram muitos prefeitos se pronunciarem nos meios de comunicação alertando a população sobre a crise e suas consequências que estavam atrapalhando a administração pública, então, acredita-se que devido ao repasse referente ao 1° decêndio do mês de dezembro, os prefeitos também irão avisar a população que a crise será deixada de lado por um bom tempo para o bem de todos e para adiantar obras que estavam paradas.
De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) os recursos foram creditados ontem (10) nas contas dos município. Ainda de acordo com o portal, a prefeitura de Maragogi recebeu líquido R$ 2.682.950,09 (dois milhões, seiscentos e oitenta e dois mil, novecentos e cinquenta reais e nove centavos)
Já Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que é preciso planejamento e reestruturação dos compromissos financeiros das prefeituras para que seja possível o fechamento das contas sem que haja ônus para os gestores municipais. A entidade orienta que os prefeitos municipais devem manter cautela e ficarem atentos ao gerir os recursos do Município dentro do próprio mês, uma vez que os valores previstos sempre são diferentes dos valores realizados.
FONTE: Agência CNM de Notícias