A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) reduziu em mais de 20% o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Estado, quando comparados os dois últimos quadriênios, levando em consideração os dados coletados até outubro nos dois períodos. De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), entre 2011 e 2014 foram registrados 8.567 homicídios em Alagoas contra 6.789 casos entre 2015 e 2018.
Isso representa uma redução de 20,8% no número total de CVLIs. Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (15) para apresentação dos números da redução da violência no Palácio República dos Palmares, o governador Renan Filho (MDB) afirmou que o desafio agora é reduzir o índice de violência do Estado para abaixo da média nacional.
“Nós tiramos Alagoas do topo do ranking dos Estados mais violentos do Brasil. Agora, o nosso desafio é tirar Alagoas do grupo de Estados que puxam a média da violência nacional para cima e colocá-lo no conjunto dos que puxam a média para baixo. Trata-se de uma meta muito ambiciosa, mas que é possível atingir”, avaliou o governador.
Ele acredita também que, com o trabalho continuado, Alagoas sairá da lista dos 10 Estados mais violentos do país. Hoje ocupa a quinta posição, segundo o 12º Anuário de Segurança Pública.
Investimentos
O governo do Estado investiu, entre janeiro de 2015 e junho de 2018, mais de R$ 100 milhões na aquisição de equipamentos, em reestruturação de instalações e construção de novas unidades de Segurança Pública. Para o governador, esses investimentos, aliados às políticas públicas de prevenção, têm resultado direto na redução da violência em Alagoas.
“Nós lançamos programas específicos para garantir mais segurança ao comércio, a exemplo do Ronda no Bairro, que atua aqui Centro, no Jacintinho e na orla. Agora, vamos levá-lo ao Benedito Bentes e ao Tabuleiro do Martins”, revelou o governador, citando ainda o Programa Força Tarefa e a construção dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISP), que já totalizam 16 unidades instaladas.
Por assessoria: Severino Carvalho/Vanessa Siqueira