Com o fechamento do lixão em Japaratinga, o Secretário do Meio Ambiente Paulo Sérgio, firmou contrato com uma concessionária da Mata Sul de Pernambuco no qual todo lixo orgânico da cidade, será levado para um aterro sanitário na cidade de Rio Formoso.
De acordo com o secretário, a cada dois dias, um caminhão compactador levará entre quatro e seis toneladas de lixo, e que segundo ele, o investimento valerá a pena porque Japaratinga agora estará adotando uma gestão ambiental ecologicamente correta.
Em entrevista ao MaragoGiro, Paulo Sérgio disse que a sua maior preocupação era com a cooperativa de reciclagem da cidade, a CoopeNorte, pois com o fechamento do lixão, a sua rota de reciclagem ficaria totalmente prejudicada, isto porque a cooperativa emprega de forma direta vinte famílias.
Então o gestor usando do bom censo, criou de imediato o JAPAVERDE, ou seja, criou uma Gestão Público Privado para a implementação da coleta seletiva, no qual organizou os dias e horários para a prefeitura e para a cooperativa fazerem suas coletas, sendo assim, a CoopeNorte continuará desenvolvendo suas atividades normalmente todos os dias a partir das 07h00, e com isso permanecerá gerando os mesmo empregos e renda e que futuramente poderá até ampliar.
Já o caminhão compactador passará pelas ruas da cidade todos os dias a partir das 11h00, fazendo a coleta dos resíduos orgânicos. Este consenso também educará os cidadãos japaratinguenses a colocar o lixo na hora exata, diminuindo assim qualquer tipo de transtornos referentes ao mau cheiro e correlatos.
Outra boa notícia que
Para que o projeto JAPAVERDE fosse esclarecido de uma forma mais ampla, a população foi convocada para uma palestra e que na oportunidade, o prefeito Júnior Loureiro, doou de forma solidária, sestas básica para todas as famílias que trabalham na CoopeNorte.