Na noite desta terça-feira (15), centenas de cidadãos maragogienses participaram de uma Audiência Pública convocada pelos vereadores Júnior de Barra Grande (MB) e Uan Luna (PSB), que juntos têm se destacado nos últimos dias por adotarem uma atuação firme em defesa da causa animal.
Os parlamentares buscam oferecer cuidado, proteção, e abrigo a cães e gatos em situação de abandono ou maus-tratos no município. Sem o apoio institucional fixo, os animais de rua sobrevivem graças ao esforço pessoal e à colaboração voluntária de ativistas e ONGS em Maragogi. A Audiência Pública foi aberta pelo presidente da câmara de vereadores, Eliseo Marcos da Silva Ibañez, popularmente conhecido por Pipo (PP). O objetivo era debater de forma concisa quais medidas seriam adotadas para coibir doenças e a proliferação de animais de rua.
Ana, representante da ONG Anjos de Maragogi, que há vários anos luta pela causa animal na cidade, demonstrou satisfação em poder a partir de agora contar com o apoio do poder público. Maria Mercilia, também voluntária, em fala contundente, pediu apoio também da população argumentando que “essa luta não tem voz”. Já os médicos veterinários falaram da importância e do controle de zoonoses, doenças transmissíveis por animais que não são bem cuidados.
Em um momento emocionante, a garota Milena, de 12 anos de idade, subiu à tribuna e fez um apelo para que todos os maragogienses se empenhem nos cuidados com animais. Todos que falaram na audiência trouxeram exemplos de animais bem cuidados e exemplos do que pode acontecer com animais soltos nas ruas.
O técnico Mateus foi representante da prefeitura na Audiência. Ele informou que o município adotará tudo que for necessário para dar apoio à causa. Segundo ele, a criação de um centro de zoonoses com consultório, centro cirúrgico e pós-cirúrgico para animais de pequeno porte e recepção para animais de grande parte está nos planos da atual gestão. Mateus ainda argumentou que este projeto já tem planta arquitetônica e que o prefeito está analisando, mas que a demanda precisa de recursos.
O conceito da Audiência Pública para a causa animal realizada pelos vereadores foi bastante ovacionada. As ideias e os argumentos de todos foram acolhidos pelos parlamentares, que se prontificaram dentro de suas prerrogativas, acolhendo todas as reivindicações, se prontificando em destinar até recursos em emendas impositivas. Também ficou decidida a criação de um conselho para atuar com maior veemência. Ao final, todos foram aplaudidos.