Com 22 anos de idade e terminando o último período da Ciência da Computação na Universidade Federal de Alagoas, Hélder Lima, natural de Maragogi, litoral Norte do Estado, teve um artigo científico aceito no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO). Trata-se do principal congresso no Brasil a respeito desta área de estudos.
O estudante enviou o artigo em meados de julho. Hélder explica que o trabalho é fruto da pesquisa para a escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso, em que já trabalha desde o ano passado, cuja área de interesse é a Pesquisa Operacional. Trata-se de uma área de conhecimento interdisciplinar que estuda, desenvolve e aplica métodos analíticos avançados para auxiliar na tomada de melhores decisões nas mais diversas áreas de atuação humana. Este auxílio se dá por meio de modelagens matemáticas e algoritmos computacionais eficientes.
Em linguagem técnica, Hélder explica que o artigo, intitulado “Algoritmo ILS-VND para o Problema da Intersecção Máxima de k-Subconjuntos (kMIS)”, foca em encontrar boas soluções para um problema computacional dito complexo, difícil de ser resolvido até mesmo pelo computador. Sob orientação de um professor da UFAL, ele desenvolveu um algoritmo que encontra soluções de maior qualidade e em menos tempo do que os trabalhos desenvolvidos anteriormente na literatura científica. Ele enfatiza que, embora o problema tenha uma forma abstrata e matemática, é possível encontrar diversas aplicações práticas para ele, as quais são auxiliadas pelos algoritmos que o resolvam de maneira eficiente.
Após análise, o artigo foi aceito pelo SBPO no último dia 23 de agosto. Segundo o estudante, aguardar a notícia de que o trabalho havia sido aceito ou não foi um momento de grande tensão. Ansioso à espera do resultado, Hélder Lima passou o dia inteiro entrando no site para saber do resultado, e, quando viu que o artigo fora aceito, comemorou bastante com os seus familiares.
Hélder Silva Ferreira Lima é natural de Maragogi e reside no Distrito de São Bento. Próximo de deixar a faculdade, ele aguarda o mercado de trabalho e os desafios que vêm pela frente. Com apenas 22 anos, o jovem tem um futuro promissor à espera.