Enquanto o governo comemora a diminuição no índice de violência no estado de Alagoas, Maragogi galopa ao contrário. Virou praxe no segundo polo turístico de Alagoas nativos e turistas assistirem a cenas de terror ao vivo, com direito a filmagens de corpos estendidos no chão.
Nos últimos dias, o estacionamento da praia de Antunes, que vive superlotado de veículos de turistas e excursionistas, foi transformado em um cenário de guerra quando no horário de pico um jovem foi brutalmente assassinado com mais de quinze tiros. O desespero tomou conta do local; as pessoas correram procurando abrigo de bala perdida.
Na mesma semana, um motoqueiro chegou atirando aleatoriamente, e novamente todos que seguiam à praia saíram correndo. No entanto, um rapaz, foi atingido na perna por bala perdida. Isso gera prejuízo ao dono do estabelecimento que não tem muito o que fazer senão aguardar que os conflitos se resolvam. Até então, ninguém tem conhecimento de causa dos envolvidos nem do motivo de tanto conflito.
Mais uma cena brutal e cruel foi registrada na noite desta terça-feira (27), no bairro Carvão, um dos maiores bairros de Maragogi, que fica ligado ao centro. Bandidos invadiram uma uma residência e mataram um casal de jovens. O rapaz, Erick Breneson Silva Santos, recebeu vários disparos de arma de fogo, enquanto sua companheira de 17 anos recebeu um tiro de uma arma de grosso calibre na testa. Eles foram socorridos, mas morreram em seguida na Unidade de Pronto Atendimento.
Chama atenção que toda essa brutalidade se refira apenas aos jovem. Garotos entre 17 e 20 anos. Garotas entre 13 e 20 anos. Pessoas que poderiam ter um futuro promissor têm suas vidas ceifadas por motivos diversos como consumo desenfreado das drogas. Existe, porém, um motivo anterior para que os jovens caiam de cabeça nesta armadilha.
A primeira vem do esquecimento e do abandono de jovens junto com suas família, desestruturados por falta de políticas públicas. Muitos obsoletos e ociosos sem emprego e renda, boa educação, entre outros fatores que poderiam ser resolvidos ainda no berço. Graças à corrupção e ao mau planejamento daqueles que usufruem do dinheiro público de forma desonrosa.
Não podemos camuflar os fatos e não colocar a culpa na omissão de maus políticos que chegam ao poder, eleitos financeiramente, que também usufruem da miséria do povo e corroem o futuro de muitos com uma cédula de cinquenta ou cem reais. Destacamos que quando se coloca a culpa apenas no jovem, por ter entrado no ramo da bandidagem, a criminalidade vem de fato anterior.
O poder de cuidar do povo vem de seus representantes eleitos e bem pagos. Destacamos que Maragogi está perdendo para o crime há vários anos. E como todos já sabem que a impunidade gera criminalidade, devemos nos adaptarmos a este nosso sistema.
Se a principal renda da cidade é o turismo, o recado já foi dado, e pelo andar da carruagem, o turismo de Maragogi vai definhar em curto prazo. A violência ameaça o turismo de Maragogi.