O pequeno distrito de São Bento, localizado em Maragogi, no litoral norte de Alagoas, é uma boa escolha para quem gosta de praia. O lugar é um verdadeiro paraíso, e o seu turismo ainda é tímido.
As principais fontes de renda do povoado são o pescado, o bolo de goma e a bolacha folhada, denominada bolacha Maragogi. No período carnavalesco, porém, muitos nativos têm renda extra alugando suas casas para excursionistas.
Durante os dias de Carnaval, as residências são alugadas por valores que variam entre três e cinco mil reais, a depender do tamanho do imóvel. Para os moradores a renda extra é um alívio no orçamento familiar, ainda mais considerando os gastos do começo do ano.
Porém, o Carnaval de 2023 viu muitos clientes desistirem de alugar casas, devido à falta d’água no povoado. Também foi notável a pequena quantidade de pessoas na praia e nos blocos de rua.
Diferentemente dos anos anteriores, São Bento foi prejudicado e passou o carnaval em baixa. Turistas preferiram cidades praianas de Pernambuco, onde a água não está em falta.
Responsável pela água do município desde outubro de 2022, a Verde Alagoas ainda não conseguiu abastecer o povoado a contento. Apenas moradores com reservatório ou bomba conseguem acesso à água.
Apesar de não fornecer água, a empresa envia contas de valores absurdos à população. A cobrança está sendo feita por média, ato imoral e ilegal para com o consumidor. Denúncias através da imprensa local não adiantam de nada, e as autoridades assistem à falcatrua sem tomar iniciativa.