A poluição visual dos cabos de internet em Maragogi vem sendo alvo de revolta entre moradores, cujas casas e varandas têm sido invadidas pelo material. Também as autoridades se preocupam, devido à quantidade de fios soltos nas ruas da cidade, inclusive fios quebrados que, num desrespeito ao consumidor, passam semanas sem manutenção.
Diante disso, donos dos provedores de internet locais foram convocados pela Prefeitura a tomarem providências. O problema, todavia, prossegue. De acordo com informações, o Instituto de Planejamento Urbano (IPUMA) foi quem realizou a reunião, mas boa parte dos convocados não compareceu.
Renato Pimentel, um dos sócios da Shift Telecom, provedor local, se pronunciou à nossa reportagem a respeito do problema. Ele ressaltou o compromisso da sua empresa para com o consumidor, prezando sempre pelo bem estar. Segundo Renato, assim que as primeiras denúncias da poluição visual apareceram, a equipe da Shift fez uma manutenção minuciosa em toda a sua rede; apesar disso, os cabos da empresa às vezes são cortados, o que acarreta problemas. Ele garante que os cabos da Shift estão todos organizados.
De acordo com Renato Pimentel, os cabos da Shift Telecom são bem esticados e identificados, visíveis a qualquer fiscalização. “Os postes pertencem à Equatorial Energia, nós pagamos para usá-los, então ficaria mais fácil se a própria Equatorial se reunisse com todos para resolver”, sugere Renato.