A maioria das pessoas comete erro ao realizar uma venda por não conhecer os passos essenciais de uma venda. Nesse artigo vamos ver quais os principais pontos para alcançar mais clientes fiéis.
1 – O cliente é o rei! Ele quem paga o nosso salário;
Imagine só se não existisse cliente? Consequentemente não existiria o comercio, certo? Como diz o ditado, “Ame o próximo como a si mesmo”, mas é preciso praticar isso, não podendo ficar só na teoria. É preciso deixar claro que o cliente é tudo para você e que a alegria é incontrolável ao vê-lo.
Você já chegou na casa de um parente /amigo seu e foi bem recebido? Perguntaram como você estava, e até te ofereceram um café ou uma água? Se sim, então você sabe como é ser bem recebido. Então por que não tratar o cliente da mesma maneira? Afinal é ele que mantém seu negócio vivo.
Tratando bem o cliente, ele voltará sempre na sua loja, pois se sentir bem recebido é inexplicável.
2 – Conheça o cliente;
Quando se conhece alguém, fica muito mais fácil agradá-lo. Conhecer seu cliente é um passo importantíssimo para gerar mais vendas e conseguir clientes fiéis.
Tenha um banco de dados dos clientes, contendo todas as informações dele, como nome, telefone, endereço, e-mail, profissão, melhor horário para ligar, gostos pessoais, etc. Tendo todas essas informações em mãos você vai saber como agradar cada cliente.
3 – Entenda a necessidade do cliente;
Lembre-se, o cliente vai à procura de uma solução para um determinado problema, e cabe a você entender a necessidade dele e resolver!
Demonstre interesse em ajudá-lo, seja sincero e mostre a real solução, pensando sempre no bem-estar dele. Quando for vender ou oferecer algo, não pense em ganhar, pense em ajudar. O principal objetivo de um vendedor é ajudar o cliente.
4 – Conheça o produto/serviço que você vende;
Ter total conhecimento do que você vende ou oferece é essencial para um fechamento mais rápido da venda.
Quando você conhece seu produto e sabe quais os benefícios que ele vai trazer para seu cliente, se torna muito mais fácil fazer com que o ele enxergue VALOR no seu produto/serviço, e não somente o PREÇO, e dessa forma se fecha uma venda muito mais rápido.
5 – A importância da pós-venda;
Um bom vendedor sempre procura melhorar. Após atender bem o seu cliente, fazer uma boa venda, conhecê-lo bem e principalmente ele a você, está na hora de colher feedbacks* desse cliente.
Ligue, faça uma visita, pergunte-o como se sentiu, se foi bem atendido, se gostou do produto/serviço, se superou suas expectativas, e se tem algum ponto que deve ser melhorado. Dessa forma você terá clientes felizes, fiéis e amigos, e não demorará muito para você ser uma empresa de sucesso.
*informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.