Ter as finanças pessoais em ordem garante uma melhor produtividade no trabalho e na vida pessoal, assim como o contrário também é verdadeiro. E conseguir a estabilidade financeira não énenhum bicho de sete cabeças, onde requer, basicamente PLANEJAMENTO E DISCIPLINA.
Antes de tudo, é necessário organizar todas as suas contas/despesas, desde a considerada mais “insignificante” possível, como gastos com estacionamento, lanches, compra de uma balinha, etc (FATOR PLANEJAMENTO). Lembrando que: NENHUM GASTO É INSIGNIFICANTE!
Então vamos a algumas dicas de como começar a planejar e organizar as suas finanças:
1 – Dia “D”
Separe um dia no mês para por em ordem a sua vida financeira. Para isso, anote em um caderno ou em uma planinha no Excel (mais prático), todas as suas despesas: água, luz, cartão de crédito, passeios…. Não esqueça de anotar também as suas receitas (EX;: salário, vendas autônomas, bicos,…TUDO). Então é só montar o seu orçamento mensal de acordo com as suas receitas.
OBS: Organize para que sobre, no mínimo 10% do valor da sua receita para possíveis imprevistos.
2 – As prioridades em primeiro lugar!
Se após montar seu orçamento os gastos estiverem maiores que suas receitas, a alternativa é cortar algumas despesas. Assim, escolha quais são as suas prioridades, que você não pode viver sem elas, (EX: Luz, água, mercearia…) e descarte o que pode ser deixado de lado no momento (EX: lanches, cosméticos, comprinhas…). Aqui entra o fator DISCIPLINA. Mas, acalme-se, após recuperar seu equilíbrio financeiro, os cortes poderão ser revistos e realocados na sua planinha.
3 – Cuidado com o ENDIVIDAMENTO!
Pra fugir dessa situação a melhor opção são as compras à vista, FUJA DO CARTÃO DE CRÉDITO E DO CHEQUE ESPECIAL! Além de não ficar devendo, comprar à vista ainda aumenta o seu poder de negociação para conseguir maiores descontos.
No mais, não tem muito segredo, é só começar e por a mão na massa. Lembrando sempre que é necessário revisar sua planinha no Dia “D” de cada mês seguinte, para ir acompanhando o andamento das suas finanças pessoais, e que Planejamento e Disciplina são fundamentais para você manter suas finanças em ordem e fugir do vermelho.