Parece coisa de fake news, mas trata-se da pura verdade. No assentamento São Pedro, zona rural de Maragogi, moradores entraram em pânico depois que um poste desabou sobre uma residência; vendo a estrutura rachada de um outro, inclinado, a ponto de cair, viram-se obrigados a amarrá-lo com uma corda e aguardam providências por parte da Equatorial Energia.
Os 18 assentamentos de Maragogi vivem no caos quando o assunto é energia elétrica, pois falta constantemente e por longos períodos, o que causa prejuízos aos assentados. Segundo relatos, assentamentos chegaram a passar uma semana inteira sem energia.
A situação dos assentados é ainda mais prejudicada pelas péssimas condições das estradas, o que só contribui para aumentar o isolamento da zona urbana; afinal, fica difícil constatar algum problema quando não se pode fazer um telefonema nem transitar de um ponto a outro. A denúncia precisa ser transmitida a pé ou de motocicleta.
A indignação com a empresa Equatorial Energia ecoa por toda zona rural. Todos reclamam que, em caso de atraso no pagamento, o fornecimento é cortado na hora; mas, em se tratando de cobranças da população, é uma burocracia lenta, de protocolos inúteis e sem o atendimento de prometido.