Hoje a população de Barra Grande, distrito de Maragogi, sofre um grande dilema quando o assunto é chuva: preocupados apenas em construir suas casas à beira-mar, os moradores não deixaram espaço para o escoamento das chuvas. Pouco volume de água basta para tornar intransitável a rua da famosa praia da comunidade. Isso ocorre durante todos os períodos chuvosos, durante os quais os moradores usam as redes sociais para criticar o poder público.
Questionado, o poder público restringe a culpa aos moradores e suas construções irregulares e deixa de solucionar o problema.
Já a praia de São Bento é uma das praias mais pacatas do município. Com a expansão do turismo na região, porém, empresários voltam os olhos ao Distrito, e pousadas, bares e receptivos começam a ser erguidos à beira-mar. São os primeiros passos do mesmo problema enfrentado em Barra Grande: se a expansão se der desordenadamente, é provável que em São Bento as chuvas fiquem impedidas de escoar para o mar e os cidadãos tenham os seus direitos tolhidos.
Novos empreendimentos são bem-vindos, pois trarão progresso e geração de emprego e renda. Todavia, caso o poder público prossiga míope e as construções desordenadas, os moradores não terão acessos decentes à praia.