A comunidade de São Bento, Distrito de Maragogi, pertencente à Paróquia de Japaratinga, cidade vizinha, finalizou na tarde desta segunda-feira (21), o novenário em comemoração do seu padroeiro São Bento com uma linda procissão. Uma multidão acompanhou todo o percurso, mesmo sob muita chuva, numa prevalência da fé popular sobre as intempéries, levando a crer que a chuva foi benção.
Há anos a Igreja Católica do distrito de São Bento deixou de realizar o novenário, substituído pelo tríduo, ou seja, apenas três dias de festa. O Cônego Severino Fernando, recém empossado na Paróquia de Nossa Senhora das Candeias e São Bento, tendo intitulado São Bento como co-padroeiro de Japaratinga, decidiu devolver aos católicos do povoado de Maragogi a tradicional novena de São Bento.
Foram nove noites de bênçãos na pequena comunidade, que há muito tempo necessitava de uma renovação da fé, pois a pandemia que ainda assola o mundo abalou muitas famílias, muitos perderam seus entes queridos. Só Deus é capaz de consolar aqueles que perderam pais, filhos e amigos. A cada noite da novena de São Bento, no templo superlotado, as lágrimas nos rostos dos fiéis eram visíveis, provocadas pelas palavras dos padres, que em suas pregações tocaram o interior de cada católico.
Todavia, a festa do padroeiro São Bento não se resumiu às de missas, pois o pároco, com o seu jeito simples e capacidade persuasiva, atraiu o povo já às cinco horas da manhã para o Ofício Quaresmal.
As missas foram presididas por padres diversos da arquidiocese, que foram recepcionados e acolhidos pelos paroquianos, e animadas por bandas religiosas. Ao final de cada celebração, os fiéis permaneciam na co-matriz, prestigiando a quermesse de São Bento, onde os voluntários trabalharam sem parar na venda de lanches e no sorteio do bingo.
“Ora et labora” (rezar e trabalhar) é o famoso lema do grande São Bento Abade, padroeiro da Europa e patriarca dos monges do Ocidente. Devido ao seu legado e influência, segue sendo um dos santos mais venerados de toda a cristandade. Sua festa litúrgica é celebrada a 11 de julho, entretanto a comunidade de São Bento, em Maragogi, celebra sua festa no dia 21 de março, data de sua morte em 547.
Seguindo o tema da festa, “A Cruz Sagrada Seja Minha Luz”, ancorado na própria oração do santo monge, basta agora aos católicos da comunidade continuarem em oração e pedirem a interseção do padroeiro, para que as tradições sejam mantidas, a fé renovada e aproximação com Deus aumentada. Esse é o propósito de retiros populares feito este, aprofundamento da fé e confraternização na fé.
Resumindo, a festa do padroeiro é um acontecimento que eleva e promove humanamente e espiritualmente a vida dos fiéis. Eles se encontram, trabalham em equipe, envolvem os vizinhos e enchem seus corações de esperança, em um mundo tão cheio de contradições e feridas. A Igreja tem este papel fundamental nas comunidades.
Parabéns ao Cônego Severino e que Deus continue preservando sua saúde, para que o seu trabalho à frente da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias e São Bento permaneça firme, simples e acolhedor.
CÔNEGO SEVERINO FERNANDO- PÁROCO DE JAPARATINGA E SÃO BENTO.
PADRE ANTÔNIO ALVES JÚNIOR- PÁROCO DE MARAGOGI.