O pescador conhecido por Raminho, em mais um dia de pesca, se deparou com um material estranho boiando próximo à costa da praia, no Distrito de São Bento, em Maragogi-AL. O pescador não conseguia identificar o objeto, devido à crosta d’água salgada que o englobava.
Inicialmente, Rominho achava que seria uma caixa de som, pois o local é frequentado por banhistas. Entretanto, ele levou o material “estranho” para casa, limpou-0, e na sequência o levou para o seu amigo Jailson Cobra, comerciante do povoado. Lá, após pesquisas na Internet, foi descoberto que não se tratava de uma caixa de som, mas sim de uma boia de pesca de atum via satélite.
Na proteção transparente do aparelho, na parte externa, está escrito “v04,v06, 1769”; já dentro da caixa plástica, consta Tuna 8 Explorer. Nós também pesquisamos o material e descobrimos que se trata de uma boia satélite ecológica usada para pesca de atum. O aparelho é redondo de cor azul com preto e tampa transparente.
Nossa reportagem entrou em contato com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), mas nenhuma ligação foi atendida. Também entramos em contato com a Capitania dos Portos de Alagoas, que pegou as informações do aparelho encontrado e prometeu retornar a ligação.