Na manhã desta segunda-feira (20), no auditório do IFAL (Instituto Federal de Alagoas) Campus Maragogi, diversas autoridades, professores, alunos, colaboradores e diretores de outras regiões participaram da inauguração do ESPAÇO 4.0, que promete inovação tecnológica para os jovens da Região Norte de Alagoas.
Participaram da cerimônia o Senador da República Rodrigo Cunha (PSD); o Secretário de Educação de Maragogi, Artur Bezerra; a Diretora Sandra Ferraz; a Pró-Reitora Eunice Ferraz; a Coordenadora de Desenvolvimento Bárbara Docay; e o Reitor Carlos Guedes.
O Espaço 4.0 é um laboratório de produção criativa, inspirado nos Fablabs do Mit (Massachusetts Institute of Technology), onde os jovens usam ferramentas, impressoras 3D e computadores para produzirem protótipos e soluções para problemas listados pela indústria e pela comunidade. O objetivo é a capacitação profissional seguindo a tendência mundial em que as habilidades desenvolvidas nestes espaços adequem jovens em destaque para o mercado de trabalho e inspire a atividade empreendedora.
Além de Maragogi, o Espaço 4.0 contemplará as cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Virçosa, com um total de 2 milhões de investimentos oriundos da bancada federal, emendas parlamentares e contrapartida do IFAL.
O espaço 4.0 foi instalado no estacionamento do IFAL Maragogi para atender jovens de 15 a 29 anos da Região Norte. Ele é capaz de atender aproximadamente 200 estudantes por ano e está equipado com computadores, impressoras 3D, drones, painéis solares, kits de robótica e kits de internet.
O Senador Rodrigo Cunha, um dos principais parceiros do projeto, discursou sobre a importância da tecnologia na vida dos alagoanos. “Isso não é uma entrega simbólica, é uma entrega transformadora que nós vamos, sim, acreditar que existe a possibilidade de cada um de vocês que estão me acompanhando, que estão me ouvindo, plantarem sementes em outras pessoas para que elas consigam evoluir de várias formas”.
Rodrigo Cunha ainda ressaltou a credibilidade que o Instituto Federal de Alagoas tem e destacou o Reitor Carlos Guedes como um dos profissionais que orgulham o órgão público. Também os professores e colaboradores do Instituto foram ovacionados pelo senador. Ao final do discurso, Rodrigo Cunha foi aplaudido de pé, ao informar que daqui a 20 dias Maragogi receberá um ponto de wi-fi com raio de 300m e tecnologia de ponta.
“Por mais difícil que possa parecer a sua vida. Tem gente que pensa que porque nasceu em um barraco, tem que morrer em um barraco, mas a vida vai demonstrar que não é assim”, pontuou Rodrigo Cunha.
O Reitor do IFAL, Carlos Guedes, otimista, disse que os ingredientes que a educação pública mais necessita são o carinho e o devotamento integral daqueles que são seus responsáveis. “Quanto mais poderoso você é, quanto mais suas ações impactam na vida das pessoas, mais humilde você precisa ser.” O reitor também elogiou o senador por ser devoto da educação, onde estão os fundamentos da inovação.
O Reitor citou importantes nomes que juntos que fazem da educação pública a mola propulsora para o futuro dos estudantes. Citou também os índices de pobreza que o Estado de Alagoas ainda enfrenta. Eunice Palmeira, pró-Reitora, incluiu Maragogi no enfrentamento, pois mesmo sendo o segundo polo turístico ainda detém boa parcela da pobreza.