O vereador licenciado Dani da Elba revelou à reportagem do Maragogiro detalhes sobre o seu novo desafio à frente da Secretaria de Agricultura no município de Maragogi, Litoral Norte de Alagoas. Ele não se intimada em dizer que essa nova experiência veio no momento certo, pois, de acordo com ele, o contato com o povo da Zona Rural é satisfatório e prazeroso.
Dani da Elba foi o vereador mais bem votado nas duas últimas eleições municipais: em 2016, atingiu 8,05% do eleitorado com 1.271 votos, filiado ao Partido Social Cristão (PSC); em 2020, ele manteve a liderança com 9,14% do eleitorado maragogiense, total de 1.575 votos pelo Partido Progressista (PP). No início do seu segundo mandato, Dani da Elba se licenciou da câmara de vereadores para assumir a Secretaria de Agricultura.
À frente da pasta há apenas quarenta e cindo dias, o novo secretário diz que foi o povo da Zona Rural do Município que lhe atraiu para o novo desafio, povo este que não deixa de lhe demonstrar carinho por meio das redes sociais. Dani afirma que um dos seus maiores objetivos é a implantação do turismo rural, para que essas localidades, distantes do centro, se destaquem: “Um turista resolve passar cinco dias na cidade; no primeiro dia, vai às piscinas naturais; no segundo, faz o passeio de buggy; e pelo resto dos outros três dias ele é obrigado a sair de Maragogi e visitar as cidades do Estado vizinho. Com isto, abastece a economia de outros municípios”, analisa Dani da Elba. Ele salienta que já entrou em contato com as secretarias de Turismo e de Cultura para que se articule o mais breve possível esse novo projeto.
O secretário também informou das dificuldades enfrentadas devido à estrutura física encontrada na secretaria, pois o prédio não oferecia conforto aos técnicos, e causava transtornos aos agricultores devido à distância do local ao centro de Maragogi, que no caso, o agricultor solicitava a taxa para vacinar seus animais e teria de se locomover ao centro da cidade para pagar o boleto e depois voltar a pé para dar baixa no recibo, o local era em uma rua próxima ao hotel Salinas. A nova sede da secretária está na rua dos correios em Maragogi. Sobre a equipe técnica, Dani diz que são profissionais qualificados.
Perguntado sobre o seu futuro político, Dani afirma que tudo está sincronizado com a câmara: caso resolva sair da pasta da Agricultura, o seu retorno ao poder legislativo será uma reintegração imediata, sem burocracia. Quanto à sua permanência na Agricultura até o fim do mandato, ele responde que tudo será de acordo com as condições de trabalho.
Para as eleições de 2022, Dani já tem como candidatos para deputados Arthur Lira e Fátima Canuto, visto que esta vem lhe dando suporte para trabalhar — por meio dela, uma Emenda Parlamentar no valor de trezentos mil reais será alocada no mês de outubro. Ele também afirmou do compromisso que tem com o governo do Estado, Renan Filho, que implantará o programa “Vida Nova nas Grotas” que será realizado no Conjunto Adélia Lira, atentendo um requerimento feito por Dani quando estava atuando como vereador.
Também perguntamos sobre a sua avaliação do governo Sérgio Lira. Dani da Elba avalia positivamente o mandato anterior, até pela expressão de votos, e diz que neste segundo mandato o prefeito está mais flexível, com uma visão holística e tratando a coisa pública com inovação, pois os profissionais de classes estão assumindo as vagas de acordo com a formação. Dani também salienta que o maior projeto de um gestor é respeitar o funcionalismo público e pagar seus ordenados em dia, a exemplo do prefeito Sérgio Lira.
PROJETOS FUTUROS — MINI CEASA EM MARAGOGI
Dani da Elba discorre sobre futuros projetos na cidade:
“Com os recursos oriundos da Emenda da deputada, juntos com outros conseguidos pelo prefeito com Marx Beltrão, será construído uma Mini CEASA. A produção agrícola de Maragogi estava encubada e essa nova gestão está catalogando os produtores para poder lhes dar apoio. Para se ter uma ideia, só na produção da graviola são mais de cem mil toneladas semanais que saem do município, sem contar com a produção do abacaxi, açaí, entre outros. Com a Mini CEASA, esses produtores terão mais visibilidade.”
“Também foi firmada uma parceria com a EMATER (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas) e com o Instituto de Identificação, que funcionará nos próximos dias”, Relata o secretário com bastante empolgação, reforçando que alguns trechos das estradas da Zona Rural serão melhorados, para que o escoamento do material agrícola seja mais eficiente. Sobre a feira, ele promete: “Outra novidade que teremos é sobre a catalogação dos feirantes que trabalham com hortaliças, pois esses agricultores às vezes desistem de trazer o material para feira de Maragogi devido ao medo de não atingirem boas vendas e ainda terem de pagar frete. Quanto a isso, haverá um incentivo por parte do município, que disponibilizará um carro para buscar e levar esse pessoal depois que a secretaria fizer um cadastro e mapear a rota.”
Para finalizar, sobre a sucessão do prefeito Fernando Sérgio Lira, que já está em seu último mandato, perguntando a Dani se ele teria interesse em disputar uma eleição pela majoritária. Dani enfatizou que defende uma sucessão em que o poder volte para as mãos de um filho da Terra. Assim, não descartou a possibilidade democraticamente de disputar a eleição para prefeito no próximo pleito.