A Sessão Ordinária realizada na noite desta quinta-feira (01) em Maragogi, na casa Everaldo Solano de Vasconcelos, contou com a presença do chefe do poder executivo, prefeito Fernando Sérgio Lira (PP), que lá esteve para entregar o projeto do Plano Diretor para apreciação dos vereadores. Alguns vereadores aproveitaram a oportunidade para solicitar do prefeito providências na infraestrutura da cidade, a qual sofre com as chuvas da estação, sobremodo nos distritos e na zona rural.
Ninguém esperava para a Sessão a quantidade pessoas que se aglomerou em frente à câmara, devido a boatos de que os vereadores aprovariam o projeto de aquaviários; isto preocupou os associados que detêm alvarás, pois achavam que sairiam prejudicados. Entretanto, tratava-se apenas de boatos: o projeto relacionado foi entregue na mesma Sessão e será ainda debatido pelas comissões. Mesmo assim, o presidente da Câmara, Júnior de Jozemir, afirmou que o projeto será votado apenas depois de amplo debate com as classes e os dois poderes, para que não haja prejuízo a ninguém.
Depois de entregar o projeto do Plano Diretor ao Presidente da Câmara, o prefeito declarou ter assinado, junto ao governo do Estado, um projeto de 94 milhões de reais para saneamento e mais 80 milhões para abastecimento de água, isto é, um valor que o município não tem condições de fornecer por si só. Destaca-se na fala o anúncio de que, a partir do dia 31 de dezembro deste ano, para o bem da população de São Bento, o SAAE será dispensado; com isso, espera-se que a má prestação de serviço do órgão também se dispense. O abastecimento da água de São Bento ficará a cargo da Casal (Companhia de Saneamento do Estado de Alagoas), por tempo determinado, enquanto uma empresa privada assumirá o abastecimento do município.
Saindo dos anúncios, o prefeito discorreu sobre a harmonia entre os poderes e desejou bom recesso aos vereadores. O vereador Júnior de Barra Grande (MDB), oposição, agradeceu a presença do prefeito antes de perguntar se há entendimento entre a prefeitura e o Estado referente ao Projeto Minha Cidade Linda; acredita o vereador que o benefício acabará com os problemas da infraestrutura da cidade. Ele ainda elogiou o prefeito sobre o avanço educacional e as reformas nas escolas. A seguir, perguntou se há ainda colégio a ser reformado, qual o valor dessas reformas e quanto dos 40% dos precatórios foi usado.
Em resposta, o prefeito Sérgio Lira informou que se propôs a aceitar o projeto do governador; no entanto, salientou que o Minha Cidade Linda é destinado a cidades polos e não abrange comunidades nem zona rural. Como garantia à infraestrutura, há um recurso de seis milhões de reais da Codevasf, o qual contemplará ruas de São Bento e de Barra Grande. A respeito dos valores das reformas, o prefeito pediu ao secretário de Educação, também presente, que os enviasse à Câmara. O prefeito aproveitou para se referir à situação precária em que encontrou as escolas de Maragogi no início do seu governo; e para anunciar que a escola José Jorge passará por uma grande reforma.
O vereador Jailson Carnaúba (PSDB) perguntou ao prefeito sobre a possibilidade da criação de um PROCON na cidade, ideia que ele já apresentara aos colegas. Disse o prefeito que estava avaliando a indicação, mas que o PROCON se implanta ou pela extensão estadual ou pela criação municipal.
O vereador Agenilson (Fio), oposição, perguntou ao prefeito se ele terminaria o mandato sem resolver a situação dos moradores do Alto dos Sonhos, onde ainda não se cumpriu a promessa da construção de casas. O prefeito respondeu que o Projeto do Plano Diretor, apresentado na ocasião, serve justamente para garantir recursos ao município; de acordo com o prefeito, o Plano Diretor é a primeira solicitação dos ministérios em Brasília, o qual Maragogi até então não tinha. Ele garantiu que não encerrará o seu mandato sem resolver a situação dos moradores do Alto dos Sonhos.
Os demais vereadores elogiaram os trabalhos de Sérgio Lira e reconheceram a importância do plano diretor para o município.
Em seguida, o prefeito se despediu dos vereadores e deixou a Sessão. A aglomeração que estava em frete à câmara se dispersou.