Seis meses à frente do Poder Executivo na pequena cidade litorânea do Estado de Alagoas, o prefeito de Japaratinga, José Severino da Silva (PTB), popularmente conhecido por Déo, quebra um grande estigma da cidade e paga a todos os funcionários públicos municipais dentro do mês trabalhado. No caso deste mês de junho, que termina no dia 30, ele quitará os vencimentos antes do dia 23, para que os funcionários comemorem as festas juninas.
O prefeito prometeu, em entrevista a rádio local, quebrar este paradigma. Todos esperam que se concretize, pois Japaratinga vivenciou, por muitos anos, um dos grande drama quando o assunto era salário em dia. Toda cidade pequena depende da Câmara e da Prefeitura, pois são os maiores geradores de emprego e renda; em Japaratinga, entretanto, sem salário em dia, o que devia manter a ordem era o pesadelo dos cidadãos.
Antes, os funcionários públicos da cidade trabalhavam, mas seus vencimentos se arrastavam, pareciam baseados em épocas em que a mão de obra não tinha valor. Esse costume atingiu o comércio local; a falta da moeda circulando estagnou o crescimento e incapacitou empresários e comerciantes, principais molas propulsoras na geração de emprego e renda.
Historicamente, gestores da Região Norte de Alagoas tratam as prefeituras como se fossem suas empresas particulares, desrespeitando os princípios da administração pública direta. Tal é o descaso que salário em dia, direito básico, tornou-se símbolo de heroísmo.
Pode-se dizer que, quando um gestor não paga os salários dos servidores em dia, ele já não se conforma com o dinheiro dos impostos e FPM (Fundo de Participação dos Municípios), quebrando o principio da moralidade que exige da atuação administrativa que ela respeite a lei, seja ética, leal e séria, dentro dos padrões da probidade, decoro e boa fé. Por pior que seja um gestor, ele deve no mínimo respeitar o princípio da eficiência, consistente na efetivação célere das finalidades públicas elencadas no ordenamento jurídico, ou seja, equivale à qualidade do serviço público prestado zelando pela “boa administração”, e que consiga atender os anseios na sociedade e atingir resultados positivos e satisfatórios. O objetivo desse princípio é aumentar a produtividade e a economicidade. Portanto, o serviço público deve ser rápido e eficiente, sem onerar os cofres públicos ao ponto de causar prejuízos.
É com a mudança de gestão que o quadro vem melhorando em Japaratinga. O prefeito que preza pelos salários em dia merece respeito. Entretanto, um gestor não se elogia no início de sua carreira, mas no fim.
Com certeza Japaratinga hoje vive uma nova história pois o prefeito vem honrando suas promessas de campanha e com isso a nossa cidade só tem a ganhar pq já nao tinga mais esperanças já não via luz no fim do túnel mais tudo tem seu tempo e sua hora e Deus viu o sofrimento do seu povo e hoje graças a Deus E o prefeito Japaratinga ou seja seus funcionários estão vivendo esses acontecimentos q diga-se nunca visto antes e por isso Peço a Deus q te dê sempre sabedoria pra Fazer o q é s certo é q Deus continue te abençoando grandemente com muita saúde um beijo no seu coração
Quero parabenizar e agradecer, por Deus ter colocado um homem, humildade, honesto, competente! Nós japaratiguense sofremos muito, nós não tinha direito de fazer uma feira e muito menos crédito, conferso que estamos tentando pagar dívidas e limpar o nosso nome, sem contar os meses de gestores que ficaram devendo, sem data para receber, muitas vezes recebia com 40, 60 dias, não sabia como fazermos para viver… Deus é fiel! Só tenho que orar e agradecer a Deus! Chega de sofrimento e humilhação. Avante Japaratinga!!!