Eleito para o seu segundo mandato com 693 votos, ou seja, 4,29% do eleitorado maragogiense, o vereador Júnior de Jozemir não imaginava que esta legislatura lhe guardava uma das maiores responsabilidades dentro do poder Legislativo: a Presidência da Câmara Municipal, cuja obrigação é manter a paz e controlar conflitos entre os demais membros. E é nesse ponto que o vereador vem se destacando desde a posse.
Ele considera, e afirma nas reuniões, que os poderes são independentes, mas harmônicos entre si. Baseado nesses pilares constitucionais, o novo presidente demonstra ter não um lado político, mas compromisso com o povo e com a máquina pública. Ele tomou como desafio, para que o cidadão exerça os seus direitos democráticos, popularizar a Câmara, resgatar o público que todas as quintas-feiras assistiam às sessões.
Tal conciliação demonstra o seu entendimento do papel do vereador; afinal, muitos o resumem ao clientelismo de prestar “favores” aos eleitores e, quando isso deixa de ser prioridade, surgem críticas e ressentimentos. Tal paradigma deve ser quebrado para que haja harmonia verdadeira entre as partes. O papel do vereador é, principalmente, fiscalizar a prefeitura, acompanhar a execução orçamentária e financeira, em nome do povo. Assim, um vereador atuante tem capacidade para se manifestar e intervir em favor do povo; basta que ele, a um tempo, dialogue com a sociedade e monitore o Executivo. O que se chama de falta de poder do Legislativo em relação ao Executivo se trata, na verdade, de inércia por parte dos parlamentares. Um vereador ativo age, dentro das amarras constitucionais, submetido às exigências da sociedade.
Nota-se que o novo presidente da Câmara de Maragogi está focado na sua real função, o que, abrangendo todos os maragogienses, contribui para o desenvolvimento da cidade tanto no campo econômico quanto no dos direitos. Informações, que são públicas, ele divulga de forma imparcial para que a população geral tenha conhecimento do quanto cada vereador contribui para a cidade, as produções do Legislativo, a avaliação de desempenho dos vereadores, análise técnica ou de impacto dos Projetos de Lei aprovados etc.
O próprio Júnior de Jozemir explica: “Quando o cidadão passa a acompanhar as Sessões Ordinárias, ele começa a ter uma nova visão do poder Legislativo, pois os vereadores são o elo do Estado com o povo. O vereador também pode auxiliar o Poder Executivo a administrar o município, fazendo indicações de ações a serem tomadas em favor da população. Por meio dessas indicações, os vereadores podem sugerir construção de escolas, melhorias nos bairros e distritos, a abertura de estradas, limpeza pública, assistência à saúde, entre outros. Pois a indicação é instrumento legislativo aprovado pelo Plenário ou pela Mesa Diretora, cuja finalidade é sugerir que outro órgão tome as providências que lhe sejam próprias. O vereador pode, por exemplo, provocar a Secretaria de Obras e a de Saúde, para que providenciem a reforma de uma unidade hospitalar, por exemplo”.
As Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores de Maragogi acontecem todas as quintas-feiras, às 20h, com transmissão ao vivo pelo Instagram.
@câmara_maragogi