A sessão ordinária realizada na noite dessa quinta-feira (27), na casa Everaldo Solano de Vasconcelos, foi bastante movimentada devido a assuntos que chamaram atenção dos maragogienses ao longo da semana.
Aberta a sessão pelo presidente Júnior de Jozemir, o vereador Jailson Carnaúba (PSDB) expôs sua insatisfação com áudios compartilhados em grupos de Whatsapp, nos quais supostos membros de associações de bugueiros acusam os vereadores de estarem por trás de liberações de alvarás para pessoas que têm condições financeiras melhores. O vereador pôs no microfone um dos áudios, que polemizou a reunião na sequência: “Tem um cara em São Bento que tem lancha, tem jet-ski, tem mercadinho… e já está perguntando quanto é pra arrendar um buggy, enquanto tem pessoas que precisam e vão ficar chupando dedo”.
Em outro áudio mais polêmico, um cidadão cita os vereadores como mentores das manobras dos alvarás que serão distribuídos entre os novos membros das associações. No áudio em questão, alguém conversa com outra pessoa apelidada de “Carioca” e diz: “Esse TAC que você tá falando foi uma Lei orgânica municipal que eles fizeram e eles podem derrubar, porque quem fez essa lei orgânica municipal foram justamente os vereadores que estão querendo as vagas, e pra eles vai fica fácil, fácil, né? A família Vasconcelos tem a maioria dos votos lá, a família Lira tem outro pedaço, e o que eles estão querendo é só fazerem uma reunião, molhar o bolso do restante dos vereadores e derrubar o TAC lá, derrubar a Lei orgânica, pronto, acabou-se”.
Indignados com os áudios, os vereadores aprovaram por unanimidade um requerimento solicitando a presença dos presidentes das associações para tirar dúvidas sobre esses novos alvarás de bugueiros e sobre essas acusações. A vereadora Irmã Mônica (PP), o vereador Fio (MDB), o vereador Enermecio (MDB) e o vereador Júnior de Barra Grande (MDB) também se pronunciaram e defenderam que os novos alvarás sejam liberados de forma digna para os pais de família que realmente precisam e que há anos trabalham nas associações, onde nunca tiveram oportunidade.
Na sequência, o vereador e presidente da casa, Júnior de Jozemir, fez requerimento ao município solicitando a substituição das lâmpadas de iluminação pública por lâmpadas de LED.
Na ordem do dia, Júnior de Jozemir leu o parecer de autoria do vereador Dani da Elba, que buscava embasamento jurídico para se afastar do cargo de vereador e assumir a Secretaria Municipal de Agricultura. Após a leitura, Dani da Elba recebeu apoio de todos os vereadores, mas informou que a proposta está em análise; o líder do governo informou que o prefeito Sérgio Lira havia feito reunião entre os secretários para fazer mudanças na secretaria que Dani da Elba assumirá a partir do dia primeiro de junho.
Dani da Elba foi o vereador mais votado em Maragogi no último pleito, com 9,74%, ou seja, 1.575 votos. Com a saída do vereador Dani, Alcione Pinto assumirá a sua vaga por ser a primeira suplente do Partido Progressista (PP). No final da sessão, Dani informou que fará uma coletiva de imprensa se realmente resolver se afastar do cargo para assumir a secretaria.