Em mais uma sessão remota, realizada na noite desta quinta-feira (15), vereadores fizeram diversos requerimentos urgentes para o poder executivo; entre eles, a desobstrução de rios, que nos períodos chuvosos foi sempre o principal problema.
Com a presença dos 11 vereadores, o presidente da Casa Everaldo Solano de Vasconcelos, Júnior de Jozemir, abriu a sessão ordinária e, aprovada a ata, passou para o pronunciamento dos vereadores.
O que chamou atenção na sessão dessa quinta-feira foi uma indicação do vereador Paulo Nunes (PP) ao município, endereçada ao prefeito Fernando Sérgio Lira, para que se institua uma equipe de psicólogos de apoio psicossocial às famílias que perderam os seus entes queridos para a COVID-19. Justifica-se a proposta porque o município, que tem apenas 33 mil habitantes, contabiliza 45 óbitos e se mantém em absoluta liderança em toda a região norte de Alagoas, com 1.138 casos confirmados da doença. Já em seu requerimento, o vereador solicitou a drenagem do brejo do Distrito de São Bento.
Ainda sobre o avanço da pandemia na cidade, o vereador Fernando da Skol (PP) não fez apenas requerimentos, mas também apelou para que as associações de bugueiros usem de cautela para ajudar a combater esta pandemia: “Hoje acompanhei pessoalmente mais de 15 buggys e nenhum dos passageiros estava de máscara, só os motoristas. Esses turistas é que estão trazendo o maldito vírus para a nossa cidade, então vamos ter mais cuidado. Eu peço encarecidamente que entendam a minha preocupação com todos, pois a cada dia estamos perdendo amigos queridos”. Ao final, o vereador encaminhou quatro requerimentos para as autoridades fiscalizarem as quebras de norma. Ele ainda reforçou que não tem intenção de prejudicar, mas de ajudar, e também apelou para o Secretário de Saúde, informando que as barreiras sanitárias não estão servindo de nada, pois a maioria dos veículos não são fiscalizados.
O vereador Zezinho do Vane (PSDB) continuou a requerer o calçamento para as ruas paralelas ao loteamento Pontal de Maragogi e para a Rua da Concórdia em São Bento. O vereador encerrou seu pronunciamento apelando para que o município conclua a reforma do posto de saúde em Barra de Piabas.
Sabendo das dificuldades que os maragogienses têm quando o assunto é Carteira de Identidade, o vereador Dani da Elba (PP) solicitou para o superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas a criação de um posto de atendimento em Maragogi: “Para o cidadão de Maragogi tirar uma carteira de identidade, precisa se dirigir para outra região, inclusive para o Estado de Pernambuco”. Dani ainda solicitou, da Defesa Civil, uma programação do órgão sobre como estão as comunidades mais carentes, além de uma atenção maior da Secretária de Infraestrutura na Rua da Praia, em Barra Grande, devido aos alagamentos causados pelas chuvas dos últimos dias.
O vereador Júnior de Barra Grande (MDB) fez críticas construtivas sobre o rio de Itabaiana e Massangana, o qual, por não ser desobstruído, causa grandes transtornos e prejuízos ao povo da Zona Rural a qualquer tempestade: “O requerimento é que aquele rio seja drenado. Não é fácil, porque já houve pedido de outros vereadores”, ponderou o vereador, que também falou em nome da associação do Distrito de Peroba e dos Povoados Ponta de Mangue e Sítio Barros requerendo material e mão de obra para a construção da ponte entre Peroba e o Sítio Barros. Ainda foi solicitado, em nome da associação de Moradores, reposição de lâmpadas de iluminação púbica na Rodovia AL 101 Norte e contêineres de lixo. O vereador Júnior também falou da preocupação com os professores que estão prestes a voltar às salas de aulas, pois, de acordo com ele, muitos mestres estão na área de risco; por isso, espera que a prefeitura esteja cumprindo todo o protocolo de vigilância sanitária. Antes de encerrar suas palavras, ele requereu cópia de licitação do transporte escolar.
Enermecio (MDB) usou de seu tempo para reforçar um ofício que foi direcionado à Associação de Taxistas de Maragogi e o requerimento para a Secretaria de Infraestrutura, para abrir as levadas e rios e assim facilitar a vida dos munícipes.
A vereadora Irmã Mônica solicitou, através de requerimento, quebra-molas para Rua João Correia de Almeida, popular Rua do Barrancão, pois, segundo ela, motoristas não estão respeitando o limite de velocidade e a qualquer momento poderá haver vítima, inclusive criança. Ela também pediu, mais uma vez, providências na Rua do Cemitério, pois “sempre que chove, a rua se torna uma cachoeira”.
Todas as indicações, ofícios e requerimentos foram aprovados por unanimidade. Por não haver nada para ordem do dia, a sessão foi encerrada depois de uma hora e nove minutos de debate.