A tradicional Quinta-Feira Santa tornou-se infernal para muitos comerciantes e empresários dos mais diversos seguimentos da cidade de Maragogi, litoral norte de Alagoas, que fica situada a 135 km da capital Maceió.
Tudo começou na manhã de ontem, quarta-feira (31), quando a fiação de um poste pegou fogo na rodovia AL 101 Norte. O primeiro serviço público a ser atingido foi a internet, que, com a troca dos fios, voltou ao normal. Todavia, o que estava por vir era muito pior: por volta das 14h, um apagão caiu sobre a cidade. Foram dez horas de aflição para os comerciantes, que já andam de pernas bambas devido à crise financeira causada pela pandemia.
Produtos perecíveis como frutas, verduras, legumes, carnes e pescados foram descartados no lixo. O maior prejuízo coube às peixarias, que tinham em estoque os produtos de grande demanda da Semana Santa. Também os donos de pousadas sofreram, pois tiveram de cancelar reservas previstas para quarta-feira; além disso, hóspedes abandonaram os estabelecimentos por perderem a paciência com a falta da energia elétrica.
Para piorar ainda mais a situação entre os consumidores e a prestadora de serviços Equatorial, no dia de hoje (01) os três maiores bairros de Maragogi, Aviário, Alto da Boa Vista e Adélia Lira, ficaram mais cinco horas sem energia, somando-se assim quinze horas de apagão no segundo polo turístico do Estado de Alagoas.
Revoltados, populares não mediram esforços nas redes sociais para criticar a Equatorial; muitos puseram-na abaixo da Eletrobrás, que comandava o setor antes de ser privatizada, em qualidade de serviço. “Péssima, irresponsável, impudente, inconsequente é essa tal de Equatorial. As contas chegam em dia e, se não pagarmos, cortam, agora fica a pergunta: quem vai arcar com os nossos prejuízos?” desabafou um internauta.
A assessoria da empresa Equatorial nos enviou uma nota explicando o fato:
Nota de esclarecimento: Interrupção no fornecimento de energia em Maragogi
Sobre a interrupção do fornecimento de energia em Maragogi, na tarde desta quarta-feira (31), a Equatorial Alagoas informa, que ao receber o registro da ocorrência, prontamente enviou uma equipe para verificar a situação e desde o início atuou no sentido de deixar a menor quantidade de clientes com o fornecimento interrompido. Incansavelmente, os técnicos da distribuidora trabalharam para localizar o defeito, recompor a linha e restabelecer a energia para os clientes o mais breve possível.
As equipes especializadas da distribuidora realizaram todos os reparos necessários e a energia foi normalizada às 23h55. As causas do defeito estão sendo analisadas.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas