Na noite desta quinta-feira (18), seis dos onze vereadores do município de Maragogi se reuniram para realizar mais uma sessão ordinária na casa Everaldo Solano de Vasconcelos; foram eles o Presidente Júnior de Jozemir (PSDB), Júnior de Barra Grande (MDB), Irmã Mônica (PP), Dani da Elba (PP), Enermecio (MDB) e o verdor Fio (MDB).
Depois da leitura da ata da sessão anterior, o presidente destinou a sessão para o pronunciamento dos vereadores. O primeiro a falar e a apresentar requerimento foi o vereador Enermecio, que solicitou a presença de assistentes sociais e agentes de saúde nas comunidades vulneráveis de Maragogi, porque, de acordo com ele, famílias estão passando por necessidades.
Já o vereador Fio solicitou, através de requerimento, cópia dos processos licitatórios das secretarias do município entres os anos de 2017 e 2020, com cópias de notas fiscais, de pagamentos, contratos e documentos de veículos.
O presidente da casa, Júnior de Jozemir pediu apoio aos seus pares para aprovarem um requerimento solicitando que o governo do Estado traga para Maragogi o projeto “Minha Cidade Linda”, para beneficiar diretamente o Conjunto Adélia Lira. Em seu segundo requerimento, Júnior cobra ao município o portal da transparência, pois, segundo ele, populares estão cobrando da câmara de vereadores a transparência de valores sobre o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU): “Venho cobrar do prefeito que reative o portal da transparência para que todos os gastos do município sejam informados aos munícipes”.
Júnior de Barra Grande cumprimentou a todos e, fazendo referência aos Precatórios, declarou que estava de coração alegre, que durante seus quatro anos de mandato esteve à disposição dos funcionários da educação: “Esta semana eu soube, através do deputado federal Marx Beltrão, que o veto dos precatórios do Fundef entraria em votação. Então, com 430 votos da câmara e mais 73 votos do senado, o veto infeliz do presidente contra os professores foi derrubado. Agora é hora de se fazer justiça, pagando aos professores. Estive com Júnior de Jozemir no gabinete do prefeito; o chefe do gabinete, Ênio, nos informou de que existem em conta os 60%. Agora é apenas esperar ser homologada a lei e o município entregar o dinheiro aos educadores que têm direito. Não vejo a hora dessa reposição estar na cota de vocês”, apontou, animado e confiante, o vereador Júnior de Barra Grande, e encerrou suas palavras solicitando o contrato da Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Gerais (COOPERSBA) que presta serviços ao município.
Os vereadores Júnior de Jozemir e Dani da Elba aproveitaram o momento para parabenizar todos os professores que lutaram incansavelmente para que este dia chegasse.
O último parlamentar a falar foi o vereador Dani da Elba, que pediu para os demais parlamentares acompanharem seu requerimento direcionado ao governador Renan Filho e ao Secretário de Transporte e Desenvolvimento, Mozart Amaral, com a finalidade de se implantar em Maragogi os programas “Vida Nova nas Grotas” e “Minha Cidade Linda”: “O requerimento será direcionado para o Conjunto Adélia Lira e o Alto do Cuscuz em São Bento. Eu peço encarecidamente ao governo do estado, junto aos demais vereadores, que se faça esse programa em nosso município para levar bem-estar e vida melhor ao nosso município”. Para encerrar, Dani da Elba requereu ao município a construção de pontos de ônibus às margens da rodovia nos dois sentidos entre os distritos de Peroba a São Bento, para melhor acomodar os usuários do transporte público, que muitas vezes ficam vulneráveis a intempéries.
Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade. Na sequência, o presidente da casa, Júnior de Jozemir, encerrou a sessão.