Nessa sexta (12), por volta de meio dia, moradores aos arredores de um loteamento denominado Jardins de Peroba, localizado em Maragogi, denunciaram em suas redes sociais uma queimada ilegal que se alastrou por todo terreno e revoltou os vizinhos.
Segundo uma das moradoras do local, os vizinhos se organizaram e conseguiram apagar a queimada a tempo, impedido que tomasse proporções ainda maiores. “Gera na gente um sentimento de revolta, porque não adianta ter um lei se não tem fiscalização alguma”, disse uma vizinha, que preferiu manter o nome em sigilo. A mesma acrescentou que se houvesse o mínimo de fiscalização não haveriam essas queimadas.
Outra vizinha, sob tom de revolta, alegou que essa não é a primeira queimada que houve no povoado, visto que é algo recorrente lá. A Lei que não permite queimada ilegal é a 9.605/98, chamada de Lei de Crimes Ambientais, e o Decreto 3.179/99, que a regulamentou, preveem multa de R$ 1.000 por hectare ou fração para quem fizer uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização.
*Por Flávio Dias