“São duas obras fundamentais para Matriz. Uma é o CISP, que vai garantir, primeiro, um aumento no efetivo da cidade e permitir que a gente faça a doação da sede da Delegacia de Policial Civil à prefeitura para que ali instale a sede da Secretaria Municipal de Saúde. E vamos, também, dá a ordem de serviço para a reconstrução do acesso à Usina Camaragibe”, citou Renan Filho.
O novo CISP de Matriz será o terceiro construído pelo Governo do Estado no Norte de Alagoas. O equipamento reforçará o cinturão regional de segurança, unindo-se aos Centros Integrados de São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres. Renan Filho anunciou que, em três meses, voltará a Matriz para inaugurar o novo equipamento. Outras duas unidades serão erguidas na região Norte, uma em Porto Calvo e outra em Porto de Pedras.
“Aqui em Matriz era muito violento, mas melhorou muito. Agora com o CISP vai ficar ainda melhor”, acredita o comerciante Jadson Lopes, proprietário de uma loja de material de construção, ao lado da área onde será erguido o Centro Integrado.
O prefeito do município, Fernando Cavalcante, agradeceu ao governador por ter atendido o pedido para a instalação do Centro Integrado de Segurança Pública em Matriz de Camaragibe.
“Esse CISP vai fortalecer a segurança aqui em Matriz e, também, em toda essa rota turística, em direção a Japaratinga e a Maragogi”, destacou o prefeito.
No total, o Governo do Estado, por meio Secretaria de Segurança Pública (SSP), investirá R$ 1.831.804,72 em recursos próprios para a construção do Cisp de Matriz.
Em quatro anos de implantação, o Governo de Alagoas já inaugurou 27 unidades do tipo I e do tipo II nas cidades de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José da Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe e Joaquim Gomes.
Durante a solenidade, o governador fez a entrega de uma caminhonete L-200 à Secretaria Municipal de Saúde. O veículo vai atender a Unidade de Saúde da Família da comunidade rural de Santa Cruz do Riachão.
Acesso
Ainda durante a cerimônia, o governador e o superintendente de Operação, Implantação, Restauração e Conservação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Iran Menezes, assinaram a ordem de serviço para reconstrução asfáltica do acesso à Usina Camaragibe – trecho que liga a sede industrial ao entroncamento com a AL-105.
Serão reconstruídos 4 quilômetros ao longo do acesso. A obra vai melhorar a mobilidade, além de garantir segurança viária, comodidade e fluidez no tráfego, facilitando o escoamento da produção de cana-de-açucar.
A obra faz parte do programa Pró-Estrada, que já beneficiou, até o momento, 98% dos municípios alagoanos com pavimentação de vias urbanas, implantação e reconstrução de estradas, e será executada com recursos estaduais.
Em entrevista coletiva, Renan Filho anunciou que no dia 5 de fevereiro vai inaugurar a implantação da AL-435, que liga Matriz a Passo de Camaragibe. A data de entrega foi definida em reunião com o prefeito do município, Ellisson Santos, durante reunião no Palácio República dos Palmares, na quinta-feira (28).
“Está tudo pronto. Vamos entregar essa rodovia 100% pronta, que vai beneficiar Matriz e, especialmente, Passo de Camaragibe para integrarmos a região. É uma estrada importante porque encurta distâncias de Passo para Maceió e também do Passo para o Recife”, destacou Renan Filho.
Prestigiaram a solenidade em Matriz de Camaragibe a deputada estadual Flávia Cavalcante, o ex-prefeito Cícero Cavalcante, vereadores, prefeitos de municípios da região Norte de Alagoas, dentre outras autoridades.