Uma das enquetes mais bem votadas no instagram do Maragogiro (@maragogiro_oficial), realizada entre os dias 15 e 16 de outubro, perguntava: “Com a vitória de Dani, você acha que chegou o fim da era Lira X Madeira?”
Seis mil e sessenta pessoas participaram da enquete e houve um empate técnico. 51% disseram que a vitória de Dani da Elba não acaba com a disputa acirrada dos dois nomes que perduram por três décadas em Maragogi. 49% acreditam que sim, que Sérgio Lira e Marcos Madeira perderão forças políticas na terra dos Cabanos e o poder voltará para as mãos dos nativos daqui por diante.
Recorde-se que Sérgio Lira não conseguiu fazer um sucessor, quando passou a prefeitura para Marcos Madeira em 2004. Este conseguiu fazer seu primo Henrique Peixoto como sucessor em 2012. Agora, em 2024, Sérgio Lira conseguiu fazer sua sucessão através de Dani da Elba.
Em 2012, Henrique Peixoto, secretário de turismo na época, teve uma grande oportunidade, pois mesmo sem ter um bom conhecimento, foi eleito pela força do grupo de Marcos Madeira. Henrique não conseguiu fazer uma boa administração. Os problemas foram vários, entre os quais, dezenas de processos judiciais que o deixaram desmotivado.
Talvez um dos maiores erros do governo Henrique Peixoto foi não ter conseguido formar sua base de trabalho entre secretários, diretores e assessores, pois todos os cargos comissionados vinham da gestão de Marcos Madeira. Ele manteve os mesmos, que na verdade eram fieis ao ex-prefeito, o qual almejava voltar ao poder nos anos seguintes.
Entre os anos de 2014 e 2015, quando o governo de Henrique Peixoto tinha se livrado das dezenas de processos, ele ainda tentou se firmar perante o grupo para disputar a reeleição, no entanto, não conseguiu força suficiente, pois a maioria defendia o nome de Marcos Madeira para retornar ao poder. Acredita-se que Henrique ficou acuado, pois sua força política se limitou ao grupo de secretários, diretores e assessores, que na verdade, deviam favores ao Marcos Madeira, e não a Henrique, que já pegou o barco andando.
Esses recentes fatos servem de base para a nova sucessão, que traz Dani da Elba para administrar a cidade de Maragogi. Dani foi eleito pela força do prefeito Sérgio Lira e seu grupo. O novo prefeito depende de todos os assessores que serão deixados por Sérgio Lira. Dani da Elba terá duas vertentes a seguir: ou manterá os mesmos assessores, que na verdade devem favor a Sérgio Lira, caindo no mesmo erro de Henrique Peixoto, ou poderá formar seu grupo, que passará a dever favor ao novo prefeito. Caso contrário, em 2028, ele já tem seus opositores formados que facilmente lhe tomarão o poder.